A Iluminar, mesmo atingida pelas enchentes que afligiram muitas regiões do estado, “tão logo as águas baixaram”, nos organizamos e com o apoio dos Senhores e diversas outras instituições e apoiadores nos reorganizamos, limpamos, pintamos, consertamos e nos colocamos novamente aptos a prestar os serviços a que nos dispomos.
Robótica de Sucatas:
Neste período tivemos o projeto de Robótica com Sucatas, um momento em que alunos, em média seis jovens, com relevante presença no período, dispuseram seu foco em entender todas as noções ofertadas pelo Professor Sr. Alex Fabiano aos participantes, conhecimentos tais como:
- Uso de ferramentas manuais diversas tais como chaves de fendas, alicates, martelos, multímetros etc.;
- O enfoque foi dar aos alunos habilidades motoras finas através do manuseio destas ferramentas, tanto quanto permitir a eles resolverem pequenos problemas da rotina diária da vida de um “futuro” adulto, na manutenção e pequenos consertos do dia a dia.
- Noções básicas de elétrica e eletrônica;
- Permitiram a cada aluno ter o conhecimento de como: primeiro se proteger ao lidar com estas duas “forças” no seu dia a dia (correntes elétricas contínuas e alternadas), evitando riscos de choque, de danos a equipamentos que fazem uso destas forças e seguir os devidos procedimentos para lidar com elas na sua vida cotidiana. Conhecerem a forma de geração destas forças para entenderem suas características e diferenças relevantes entre ambas.
- Entendimento do funcionamento de motores de corrente contínua;
- Permitiram aos alunos acessarem estes motores e fazê-los úteis em seus projetos na construção de mecanismos “auto acionados” por estes.
- Entendimento de ligações elétricas em sistemas de corrente contínua;
- Permitir que o aluno entenda o que é uma bateria, como usar a energia nela contida para que, com uso de interruptores adequados, possam utilizar estes componentes para “movimentar coisas”. Neste caso braços mecânicos, rodízios, esteiras etc.
- Entendimento de movimentos mecânicos gerados por fluídos e o que são estes fluídos;
- Através da construção de alguns mecanismos acionados por “seringas” o aluno passou a ter a percepção de que por meio de circuitos fechados, preenchidos pelo ar, por óleos ou até mesmo a água, é possível, por exemplo, movimentar braços mecânicos de pequenas “escavadeiras de sucatas”, esteiras etc.
Informática:
A sala de informática foi muito bem frequentada ao longo do segundo semestre de 2024 com a presença de 10 alunos e assiduidade superior a 92% junto ao Professor Voluntário, Sr. Mayki Jéferson. Iniciando as atividades trabalhou para encontrar um equilíbrio de conhecimentos dos alunos sobre a arquitetura de sistemas computacionais tirando muitos deles do zero a uma noção relevante desbravando os pilares da informatização. Iniciaram pela desmontagem e montagem de estruturas desktops com a apresentação de suas diversas partes tais como reconhecer todas as partes móveis destes equipamentos. Apresentação dos blocos da placa mãe, tudo muito superficial por conta da disparidade de idades dos públicos ali presentes.
Seguindo este estabelecimento de visão geral da tecnologia, ao longo das atividades, em momentos ímpares, foram tendo acesso à criação de e-mail, acesso a pesquisas nos sites de buscas como o Google, que os tornam capazes de, por exemplo, utilizarem para o auxílio em pesquisas para trabalhos escolares. Utilização de editores de textos para aprendizagem de uso na elaboração de textos, entre outros.
Foram abordados temas como a configuração de redes de computadores, conexão e sincronização com ambientes Wi-Fi atendendo a um momento marcante para elas, pois tinham grande curiosidade de como se dava este sinal.
Saúde:
Atendimento Psicopedagógico e de Linguagem
O atendimento Psicopedagógico e de Linguagem, realizado pela querida Presidente, Sra. Dagmar Spessatto, tem como objetivo dar suporte às crianças e adolescentes que apresentam dificuldades, tanto no aspecto de articulação motora, como na organização e estruturação da linguagem. Independe do diagnóstico clínico ou emocional.
A proposta deste atendimento está organizada para receber momentaneamente oito pacientes, sendo meta, buscar mais profissionais para agilizar a lista de espera.
A frequência, que tem sido gratificante pelo alto número de comparecimento e engajamento, tendo apenas um abandono por dificuldades de a família poder trazer o paciente, o que já abre vaga para outra criança.
Os atendimentos tiveram início no mês de setembro e seguiram em outubro, novembro e dezembro atendendo 7 pacientes.
Por fim, a Iluminar vem se organizando e estruturando-se para atender de forma mais estável, organizada e com planejamento para 2025, focando-se na formação COMPLETA dos jovens que aqui abarcam para prepararem-se ao mercado de trabalho.